Região:

min

max

Anuncie aqui

Frio intenso: produtor rural explica como proteger plantação de geada

Para salvar a plantação, Antônio Vieira Maia, de 53 anos, utiliza latinhas de bebida com álcool, fazendo com que estufa fique aquecida

Por Redação
(Atualizado em 20/06/2022 - 14h54)
Compartilhar

Em alguns dias deste mês de maio, os moradores de Itapetininga (SP) presenciaram uma onda de frio intenso, com temperaturas que chegaram até 0,9ºC, segundo o Ciiagro. Diante disso, produtores rurais decidiram adotar estratégias para não perder a plantação por causa da geada.

O produtor rural Antonio Vieira Maia, de 53 anos, mora em Itapetininga e tem uma plantação de tomates e pepinos. Ao temmais.com, ele contou que usa o método de atear fogo em uma lata de bebidas cheia de álcool para aquecer a estufa (veja as fotos abaixo).

De acordo com o produtor, apesar de eficiente, a técnica é trabalhosa, já que o álcool na latinha dura em média duas horas. Por conta disso, Antonio precisa ficar atento para repor o produto e não deixar que a estufa esfrie. Ele explicou que a geada costuma queimar a plantação, como se fosse um ácido. 

Proteger plantação de geada
Produtor rural de Itapetininga explica como protege sua plantação durante geada (Foto: Antonio Vieira/Divulgação)

Segundo Antonio, essa técnica que ele usa para proteger plantação da geada só funciona na estufa, pois o ambiente fechado consegue segurar o calor. Já no campo, o calor evapora e a latinha não consegue conter o frio. 

Antonio também explicou que, quando a previsão do tempo anuncia a chegada de dias mais frios, ele coloca melaço com potássio na plantação, o que também ajuda a aquecê-la e, consequentemente, a proteger a plantação da geada. 

“Nós temos sempre que prestar atenção no que acontece, no clima e em tudo que envolve isso, pois se deixarmos alguma coisa de lado na época de frio, pode prejudicar uma plantação inteira”, completa o produtor rural.